DESFILE CÍVICO MARCA O 61º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE ITAMARAJU
Foi com a Lei Estadual nº 2.509 de 05 de outubro de 1961 que se obteve a independência política do município a chamar-se “Itamaraju”


secretário Municipal de Educação de Itamaraju, José Ferreira Filho, o “Professor Ferreirinha” disse que a sensação de enxergar a Praça Marechal Castelo Branco repleta de pessoas tem um gosto que a normalidade foi devolvida. “Realizar o desfile depois da pandemia e depois de tudo que passamos com as chuvas em nosso município, é demonstração do nosso renascimento. Ver a Praça Castelo Branco, assim, repleta de gente, e exaltando o nosso povo e a nossa cultura cívica é um momento de muita emoção. Viva o povo itamarajuense e viva as nossas escolas”, solenizou o professor Ferreirinha.

O prefeito Marcelo Angênica (PSDB) ressaltou a importância da participação de tantas escolas como a São João Evangelista que é um colégio particular e tradicional nos desfiles cívicos, Reitor Edgar Santos que uma unidade disciplinada pelo regime militar, além de tantas outras e das instituições da força de segurança, por exemplo. “Diante de todos os desafios que enfrentamos poder realizar este ato cívico, atraindo tantas pessoas, é emocionante e mostra a nossa força, a força que tivemos para nos reerguer”, disse o prefeito.


As comemorações dos 61 anos de emancipação político-administrativa de Itamaraju se encerram com o evento festivo no Parque de Exposições Manoel Pereira na sexta-feira e sábado (07 e 08 de outubro). O local já está sendo preparado com stands, palcos, áreas cobertas e corredores de barracas que farão parte da estrutura que será montada para celebrar o aniversário do município.


Tendo como fator a cultura e produção do cacau, café e madeira de Lei, o povoado que já se chamou Santa Maria da Flor do Monte, Dois Irmãos, passou a se denominar definitivamente de Vila do Escondido, passando a fazer parte da divisão administrativa do município do Prado como o terceiro Distrito. Essa série de progresso trouxe entre o final da década de 1950 para o início da de 60 ao governo do prefeito de Prado, José Gomes Almeida, o “Zezé Almeida” a ideia da emancipação do Escondido, surgindo o município de Itamaraju, onde 10 anos mais tarde, seu filho, o advogado Almir Nobre de Almeida, se tornaria prefeito por duas ocasiões.










A Rua da Alegria festejou com a criançada o 61º aniversário de Itamaraju
Crianças e adolescentes tiveram uma manhã inteira de lazer e entretenimento na Praça da Independência



O prefeito Marcelo Angênica compareceu as festividades da Rua da Alegria e interagiu com os visitantes e com as crianças. “Estamos comemorando hoje o aniversário de 61 anos de emancipação de Itamaraju, com uma manhã inteira de interação, prestação de serviços, brincadeiras e shows com os artistas da terra, tudo dedicado ao público infantil. A tarde desfile cívico e nos dias 7 e 8 de outubro, finalmente, após pandemia e após enchentes, vamos realizar a nossa tão sonhada festa da cidade com a presença de grandes atrações da música baiana e nacional”, festejou o prefeito Marcelo Angênica.

A 3ª Rua da Alegria idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social inovou ainda mais este ano na distribuição de guloseimas para a criançada, houve corte de cabelo, um palco com apresentações artísticas, apresentações folclóricas e estudantis com a participação das escolas públicas e parque infantil que animou crianças e adolescentes durante toda uma manhã.





