GOVERNO DO ESTADO IMPLANTA CÂMERAS DE SEGURANÇA EM ITAMARAJU, REFORÇANDO O COMBATE AO CRIME NO MUNICÍPIO
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia iniciou no estado a implementação do projeto Vídeo Polícia, uma solução integrada de videomonitoramento dotado de inteligência artificial, cuja primeira fase já foi concluída, atendendo Salvador e sua região metropolitana.
A cidade de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, está entre os 77 municípios baianos que vem recebendo investimentos do governo do estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ampliando ações de combate e prevenção de crimes.
O município vem sendo contemplado com a implantação de sistema de videomonitoramento, capazes de registrar e identificar criminosos, armas, placas de carros e atitudes suspeitas, localizar pessoas desaparecidas, entre outras ações que contribua para a segurança da população.
A nova realidade e inovação na segurança pública, já levou à prisão de centenas suspeitos em Salvador e está sendo ampliado pelo Governo do Estado, garantindo segurança pública nos diversos municípios contemplados.
Em diversos pontos do município itamarajuense as câmeras já foram instaladas e já estão em funcionamento, para os moradores os investimentos aumentam a sensação de paz e ajuda no combate ao crime.
“Nós temos agora talvez a melhor tecnologia do país nesta área. Há cerca de quatro anos, implementamos um projeto piloto de reconhecimento facial na cidade de Salvador, fruto de visitas que fizemos à Europa e à China. Essa tecnologia serve para prevenir crimes, socorrer pessoas e para a funcionalidade da cidade. No projeto piloto tivemos absoluto êxito, inclusive durante os carnavais, com a prisão de mais de 200 pessoas e a elevação substantiva da atividade da Segurança Pública”, afirmou o governador.
Ainda de acordo com Rui Costa, a Bahia já conta com 23 centros de comunicação instalados, todos eles conectados. “O planejamento é que todas as cidades que fazem parte do projeto tenham acesso a essa inteligência artificial, a esse recurso tecnológico. O que muda é que, antes, a identificação era feita pelo policial, visualmente. Agora, o próprio sistema identifica criminosos, suspeitos, armas e placas de veículos”.
Para o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o investimento vai dar muito mais resolutividade para a Segurança Pública.
Inovação
Além de aumentar o número de municípios atendidos pela tecnologia, o projeto traz mais uma inovação, a adoção de 3.917 terminais de rádio comunicação de voz, vídeo e dados que serão implantados em viaturas das unidades da Polícia Militar da capital e região metropolitana. Os chamados rádios transceptores permitirão o acesso imediato das equipes policiais nas ruas aos alertas emitidos pelos sistemas de reconhecimento facial e de placas, em tempo real.